segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Da Descoberta do Brasil à Construção de Salvador.

Portugal em busca de novas rotas para fazer seu comercio, envia Pedro Alvares Cabral, só que no caminho eles se perdem e chegam à costa baiana.

Avistando a nova terra e pensando ter chegado às Índias ele desembarca e encontra um povo muito diferente deles, que não utilizavam nenhum tipo de vestimenta, a esse povo deu o nome de índios.

Portugal sabendo da descoberta de uma nova terra organiza um grupo chefiado por Diogo Alvares Correia, que teria de começar a explorar a terra e começar o povoamento do local. Mas ao chegar próximo à praia do Rio Vermelho sua embarcação naufraga e somente ele sobrevive, o restante da tripulação é morta pela tribo dos índios Tupinambás.
Ele passa a conviver com a tribo, recebe o nome de Caramuru e começa a aprender a cultura e os costumes da tribo.

Percebendo que a terra descoberta era muito grande, Portugal cria o sistema de Capitanias Hereditárias, dividindo o Brasil em lotes que foram entregue aos donatários que deveriam cuidar da terra. A Capitania da Baia de Todos os Santos foi dada a Francisco Pereira Coutinho, que cria a Vila dos Pereiras. 

Como o sistema de Capitanias não surte o efeito desejado por Portugal, o rei decide mudar a forma de organização para Governo Geral.
Assim Tomé de Souza assume o comando de todo o território e torna Salvador a primeira capital. Deveria criar uma cidade fortaleza que impedisse outros países de tomar a terra.

Mas todo esse movimento se deve a rota encontrada pelos portugueses, conhecida como Carreira das Índias, caminho responsável pelo comercio que Portugal fazia no continente africano, essa rota foi utilizada por muitos anos, facilitando a formação da cidade de Salvador, o comercio de escravos, fazendo a economia de Salvador crescer, pois muitas pessoas que viviam próximas ou mais afastadas do Porto iam para poder vender seus produtos. Essa atividade possibilitou a formação de muitos bairros de Salvador, principalmente o bairro da Fazenda Grande do Retiro.

deveria



Nenhum comentário:

Postar um comentário