quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A História da Fazenda Grande

     

   
    A Fazenda Grande do Retiro é um morro cortado em sua parte alta por uma rua de aproximadamente uns 7 km, que tem o nome do intelectual Alexandre José Mello Morais Filho (1844 - 1919), um dos primeiros folcloristas a registrar festas populares, defensor ardoroso da Bahia, sua terra natal.

     A área onde está situado o que hoje é o bairro em questão era ocupada por agricultores, arrendatários de lotes pertencentes à União Fabril.
    Diz-se que o surgimento deste bairro se dá por volta de 1940. Na década de 60, um de seus proprietários Justino Farias de Souza divide a área em lotes e também anuncia a doação de terras.

     Localizado na zona norte de Salvador, a Fazenda Grande tem esse nome em razão de nesta localidade haver uma grande fazenda, surge paralelo a rodovia BR 324, acolhendo grande parte da população migrante do interior do estado, bem como moradores de baixa-renda de Salvador.
    Hoje a Fazenda Grande é um bairro em constante desenvolvimento, conta com duas agencias bancárias, posto médico, supermercados, comércio, Igrejas, escolas. 






2 comentários:

  1. Bom conhecer um pouco da história do meu bairro.

    ResponderExcluir
  2. Você também pode contribuir com este espaço, colocando comentário de seus familiares e amigos sobre o bairro.

    ResponderExcluir