quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Depoimentos

Senhor Manoel, morador da Fazenda Grande deste 1976.

Ele conta que quando veio morar nesse lugar, não havia muitas casas e estas mantinham certa distancia uma da outra. Os moradores eram pessoas que tinham vindo do interior em busca de melhores condições. As pessoas mais antigas contavam que o local foi dividido e que muitas pessoas que ali estavam tinham invadido a terra. Ele fala que onde hoje é a Ladeira do Retiro, havia apenas um caminho que dava acesso ao matadouro no Retiro, por onde as famílias vinham para se estabelecer. 
Fala que o local possuía duas fontes, que tempos mais tarde foram soterradas para a construção de casas.
O bairro estava crescendo, mas o que acelerou sua expansão foi a instalação da Empresa Gráfica e da Agência do BANEB.


Dona Rosa, moradora do bairro.

Ela diz que sabe pouca coisa com relação a formação do bairro, as informações que tem foi contada por moradores mais antigos. Ela diz que o local era uma fazenda muito grande e que tinha criação de animais, varias plantações e que os boiadeiros passavam por lá depois de deixar o gado no matadouro do Retiro. Que os boiadeiros faziam o comercio da carne no próprio matadouro e também no porto, aonde chegavam muitas embarcações.
Falou da expansão do bairro que foi devido à chegada de muitas famílias vindas do interior.


Dona Dinha, moradora da Rua do Marotinho desde 1987.

Ela conta que quando veio morar na Fazenda Grande, já tinha muitas casas, lojas, dois mercados grande e a Farmácia Sant'Ana. A rua onde foi morar não era asfaltada, apesar de ter muitas pessoas morando no local, também tinham uma parte da rua que era só mato. Conta que depois de uma forte chuva que teve o prefeito mandou asfaltar toda a rua que tinha ficado em péssimo estado.
Fala que o comercio ajudou a tornar o bairro mais popular e conhecido.

3 comentários:

  1. É muito bom saber como foi que se formou o nosso bairro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da participação dos moradores, pois tem coisas da história que os mais velhos sabem que só eles podem nos revelar!!! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Queria saber mais sobre o bairro e principalmente sobre a ladeira e a encosta, como tudo começou, deslizamento de terras.

    ResponderExcluir